quinta-feira, 18 de novembro de 2010

GINCANA PINTANDO A PAZ

Colégio Estadual Oemis Virgíneo Machado

I – Gincana Pintando a paz

Tema: Cultura da Paz
Objetivo Geral

A gincana pintando a paz em sua primeira edição tem por finalidade ser auxilio no entendimento, na compreensão e no cultivo da “Cultura da Paz”. Com certeza tudo que fazemos de inicio, bem feito, tem mais chance de continuar com qualidade, e melhor a cada nova atividade. Nesta perspectiva a gincana que tem como tema em sua primeira edição a Cultura da Paz, vem para fortalecer o espírito de confiança, competitividade, solidariedade e integração entre os membros da comunidade.
Para que ela ocorra com sucesso, é preciso que tenhamos como diretriz ampliar e fortalecer o engajamento entre docentes e discentes, bem como pais e comunidade escolar em geral. A gincana tem o propósito de promover atividades vinculadas à cultura da paz, sensibilizando todas as novas formas de convivências baseadas na solidariedade e no respeito e deveres sensíveis para rejeitarem toda forma de opressão e violência.
Todos nos sabemos que as relações sociais se fortalecem a partir da interação entre todos os indivíduos e, junto com essa interação, sejam incentivadas como as trocas de experiências. A partir dessa partilha, acreditamos que valores como respeito, solidariedade, companheirismo, capacidade de criticar e receber criticas, são desenvolvidas na perceptiva de que todos nós estamos em processo de construção de nossa humanidade. Logo, o colégio deixa de ser o local onde meramente se transmite o conhecimento para ser palco de transformações, onde cada individuo tem seu espaço reservado, colaborando na construção de um colégio mais critico e acolhedor.

Justificativa

Diz Isaias em seu livro bíblico no capitulo 32, versos de 17 a 17; “... então o deserto se tornara um jardim, e o jardim será considerado um bosque. No deserto habitará direito, e a justiça habitará o jardim. O fruto será a paz...” Nesta perspectiva, temos a intenção de promover reflexões e atitudes que evidenciem valores humanos vinculados ao direito e justiça para que a cultura da paz seja cultivada na escola, no colégio, nas comunidades adjacentes e em toda sociedade.
Estamos vivendo um período de exacerbação da violência entre as pessoas, manifestada sob as mais variadas formas tais como agressividade física, o desrespeito as pessoas mais frágeis da sociedade (os idosos e as crianças), preconceitos e discriminações sempre recorrentes. Fatores sociais, políticos, culturais, econômicos e religiosos, de ordem localizada ou global, conflitos que não param de explodir, indicam que a violência continua mais incontrolável do que jamais a vimos. Os passos da humanidade rumo a uma realidade de conflitos violentos incontroláveis são indicadores do direcionamento que temos dado ao destino humano.
Em principio, parece não haver o que fazer diante de uma realidade tão ambígua sem controle diante de praticas de injustiça e violência tanto coletiva quanto individuais, pois as poucas vivencias de paz são abafadas por um complexo mecanismo de violência que proíbe a reação pacifica das pessoas. No entanto, não podemos ficar alheios a nossa responsabilidade enquanto comunidade escolar, docentes, corpo administrativo, discentes e famílias. É preciso assumir nosso papel é nossa responsabilidade de resgatar valores que fortaleçam uma cultura de paz, reconhecendo e respeitando o valor da vida humana. Ora o ser humano é um ser concreto, pois é na vida concreta que ele expressa suas atitudes, dando significado humanizador às relações expressando valores afetivos transformadores.
Formação das Equipes
Serão formadas oito equipes nas cores verde, amarela, azul, laranja, roxa, rosa, vermelha e branca cada uma composta por três turmas que serão sorteadas no dia de trabalho coletivo (23-10-10 ). Cada equipe terá o apoio do professor coordenador da turma e de três funcionários da escola que serão sorteados no dia 23/102010 (trabalho coletivo) perfazendo um total de 06 funcionários, que farão parte da mesma e entre eles será escolhido pela própria equipe um representante para deliberar em nome da mesma nas provas reuniões e reivindicações.
Temas:

1-Paz na escola;
2-Paz no trânsito;
3-Paz na Família;
4-Respeito às diferenças entre as pessoas;
5-Paz no esporte;
6-Respeito à natureza;
7-Preservação do meio ambiente e do bem público;
8-Cultura local.
A gincana terá início no dia 03/11/2010
Término no dia 30/11/2010.

Dia 03/11/2010, A equipe gestora fará a apresentação da gincana para todas as turmas, apresentando de forma sucinta o objetivo geral, esclarecendo sobre o objetivo da gincana, da arrecadação e a finalidade da mesma.
Dia 04/11/2010, Cada professor coordenador fará a apresentação da gincana na íntegra fazendo a leitura de toda a gincana mostrando como será realizada cada prova e motivará a participação dos alunos na mesma;
O professor apresentará quais as turmas vão trabalhar juntas como foi feito o sorteio das turmas e quais os funcionários que vão auxiliá-lo na realização da gincana.
Após a explanação da gincana as turmas vão marcar a reunião com as turmas que irão compor o grupo para tratar da realização das tarefas (reunião dia 05/11/2010).
Sorteio do tema com as equipes.

Dia 05/11/2010, As turmas irão se reunir para tratar da execução das provas, e definir a primeira tarefa que é a confecção das bandeiras e a escolha do candidato a Rei e a candidata a Rainha da gincana e de dois líderes por equipe para articulação das mesmas.
DAS PROVAS
Etapa I – da arrecadação
A partir do da 05/11/2010, as equipes poderão se organizar para cumprimento das provas culturais e para a arrecadação de: alimentos, produtos para a realização de um bazar, e materiais para construção. A arrecadação dos produtos, alimentos e materiais de construção serão pontuadas seguindo a tabela anexa na gincana.
ETAPA II – DAS PROVAS RELÂMPAGOS.
As equipes deverão estar atentas aos cartazes espalhados pelo colégio, onde serão divulgadas provas a serem realizadas em prazos estipulados e com pontuação extra. As provas poderão ser de caráter cultural e / ou de arrecadação.
ETAPA III – DOS MURAIS
Cada equipe deverá grafitar um mural sobre seu tema no muro da escola, a metragem será a mesma para cada equipe e o local será sorteado na presença do coordenador de cada equipe tendo que estar pronto até o dia 26/11 até as 22 horas. Cada equipe que executar a prova receberá 3,000 pontos.
ETAPA IV – RECREIO LEGAL

A partir do dia 12/11/2010 acontecerá o Recreio Legal que terá um momento de realização de pequenas provas onde alunos e professores deverão está integrados. As provas ocorrerão por turnos e receberá a pontuação a equipe que vencer a competição.
O recreio será de trinta minutos (30), apenas nas sextas feiras. Neste dia cada equipe deverá apresentar um numero de alunos indicados abaixo, caracterizados com a cor de sua equipe (os alunos participantes podem ser alterados semanalmente a critério)
Etapa l
1º Semana: (08 a 12 de novembro)
Apresentação bandeira da paz – grito de guerra.
Dia (12/11/2010)
Recreio dirigido:
Soletrando;
Torneio de dominó.
Número de participante – 04 alunos por equipe – caracterizado na cor da equipe;
Pontuação: 2000 pontos para a equipe vencedora
Tarefa surpresa.
Etapa ll
2ª semana: (16 a 19 de novembro)
Confecção e exposição dos cartazes com os seguintes temas:
· Antiviolência;
· Diga não as drogas;
· Cabeceiras contra a dengue;
· Incentivar hábitos saudáveis;
As equipes deverão concluir a prova até o dia 19/11/2010 às 21: horas
Pontuação: 1.000 pontos;
Qual é a música? (19/11/2010)
Número de participante – 03 alunos por equipe – caracterizado na cor da equipe;
Tempo da prova – (20 minutos);
Pontuação: 2 000 pontos para a equipe vencedora;
Um aluno devera dizer o nome da música ou quem canta.
* Pontuação: 2000 pontos para a equipe vencedora;
Tarefa surpresa
Etapa lll
3º Semana (22 a 26 novembros)
Festa das barracas (26– 11- 10).
Final da arrecadação (29 – 11 – 10)
Bazar (29-11-10);
Premiação (30-11-10)
Jogos: Pais com os alunos – Estádio Municipal (21-11-10)
Cada equipe que levar o maior número de torcida caracterizada na cor da equipe receberá a pontuação de 2.000 pontos; A equipe que ficar no 2º lugar na quantidade de torcida organizada e caracterizada nas cor da torcida receberá 1.500 pontos e as demais equipes que levar a torcida receberá 1.000 pontos cada equipe.
Lembrando que a torcida pode ser, familiares, amigos.ETC
Tarefa Surpresa
DAS APRESENTAÇÕES:
Entrega da bandeira da paz; (12/11/2010)
Cada equipe devera apresentar uma bandeira com um símbolo e uma frase que represente a Paz. A bandeira devera obedecer ao seguinte padrão.
Cor de fundo: Branco;
Metragem: 0,90 x 1,30m
A prova executada terá a pontuação de 1000 pontos.
As oito bandeiras ficarão expostas na escola até o dia 26/11/2010, onde ocorrerá votação secreta para eleger a melhor bandeira. Participarão da votação todos os alunos, pais, professores e servidores da escola;
A equipe vencedora receberá 3000 pontos.
O resultado será divulgado do dia 30/11/2010, encerramento da I gincana Pintando a paz.

Etapa II, Apresentação do Rei e da Rainha. Dia 12/11/2010.

Cada equipe devera apresentar pelo menos um aluno e uma aluna que concorrerão ao posto de Rei e Rainha respectivamente. Vencera os alunos que vender mais votos.
Pontuação: 15000 para o Rei e para a Rainha 15000
Obs: Os alunos concorrentes terão que entregar os votos até às22: 00 do dia 26/11/2010

Do encerramento
Etapa I – Quanto à ornamentação das barracas
A ornamentação das barracas será de responsabilidade de cada equipe e devera obedecer aos seguintes critérios:
Estar na cor da equipe (podendo utilizar outras cores, mas dar ênfase à cor da equipe);
Ornamentar com enfeites relacionados ao que será vendido na barraca, conforme deliberação da equipe.
A prova executada será valorada em 5000, O valor arrecadado será somado com a pontuação de execução da tarefa chegando ao valor total da prova.
Ex. A barraca arrecadou 830,00 +5000= 5830 pontos.
Etapa II- Prova de valorização da cultura local.
Cada equipe deverá trazer uma atração musical local para se apresentar no dia da festa (26/11/2010). O gênero musical ficará a critério de cada equipe. A entrega do nome da atração para a coordenação deverá acontecer até o dia 25/11/2010.
A prova executada valerá 3.000 pontos.


Da premiação
A equipe vencedora que terá seu nome divulgado no dia 30/11/2010 terá como prêmio???

Informações gerais
Será realizado um bazar com os materiais arrecadados durante a I gincana Pintando a paz;
As equipes participantes que não apresentarem problemas disciplinares ( advertências e suspensões) durante toda a gincana terão 10.000 pontos de bonificação.
Tabela de Arrecadação

Produtos Alimentícios /material de limpeza Pontos


Arroz (kg) 10
Feijão (kg) 15
Carne (kg) 30
Óleo L 10
Farinha de trigo (Kg) 10
Enlatados 10
Frango (peça) 50
Macarrão (Kg) 10
Polvilho (Kg) 10
Sabão em pó (500 g) 10
Veja 10
Desinfetante (500ml) 15
Detergente 10
Papel higiênico (pacote com 4 unidades) 30
Refrigerante 30
Tabela de Arrecadação
Matérias de Construção Pontos
Areia m² 1000
Brita m² 500
Cimento ( saco) 150
Espelho 100 x 40 cm² 500
Vaso sanitário 500
Torneira 20
1 litro de tinta para parede (cor Branca) 25
Tinta esmalte sintético galão 3.600 ML 300
Tinta nova por galão 1000
Chuveiro 200
Válvula para vaso 300
Tinta lata na cor cerâmica 1200
Tijolinho (500 unidades) 500
Argamassa (Pacote) 500
Rejunte (pacote) 300
Cerâmica para parede e para piso (m²) 1000
Outros 300
Tabela do Bazar

ITEM: Pontos
Calça /Blusa de frio 30
Saia / Shorts 20
Camisa 20
Sapato 25
Roupas infantis 25
Bolsa 30
Bijuterias 10
Blusa 15
Vestido 20
Roupas de cama 50
Outros 20
TABELAS DE FORMAÇÃO DAS EQUIPES POR CORES

EQUIPE/ TEMA TURMA

VERDE/ 06 9º A , 3º B e 6º A

AMARELA /01 Correção de Fluxo, 2º C e 7º B

AZUL /08 7º A, 1º PA e 9º B

LARANJA /02 1º P B, 2º P C e 8º U

VERMELHO/07 2º P B, 2º P E e 6º B

ROSA/03 2º E, 2º D e 2º P B

ROXO/04 2º A , 2º P A e 2º P B

BRANCO /05 3º A , 3º C e 3º D
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Equipe -verde
Cida Martins, Amilton, Lélia, Dzirrê, Andriw, Agnaldo, Cáthia.
Equipe Amarela
Noel, Simone Ferreira, Marlene, Janete, Irapuan, Lucinha, Edna.
Equipe Azul
Durval, Sérgio, Jesuíta, Dorinha, Deuselina, Emival, Divina
Equipe Laranja
Núbia, Lucia Brisda, Marinete, Lucia Aparecida, Maria dos Reis, Ana Lucinha, Elizete.
Equipe Vermelha
Francisca, Aldry, Marlucia, Gabriel, kelliane, Edvania, Jacinta
Equipe Rosa
Deiamar, Geralda, Sureia, Ilário, Gisele, Marcos, Isimeire,
Equipe Roxa
Wilda, Regilene, Marilene, Eliana, Arilma, Iracema, Francisney
Equipe Branca
Simar, Selma, Aparecida Maciel, Neca, Nelvando, Magna, Gerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário